3 anos atrás · Rafaelly Pazzin · Psicóloga
Por que fazer terapia?
Em um mundo caótico como o nosso, as pessoas cada vez mais se encontram imersas no adoecimento psíquico. Nossa sociedade é rodeada por expectativas, incertezas e desafios. Como vamos amadurecer, desenvolver potenciais e construir uma vida com mais satisfação pessoal, se nem ao menos somos educados para o autoconhecimento.
Esse é o ponto que quero chegar aqui para responder a pergunta dessa aba: autoconhecimento é o conhecimento pessoal (totalmente individual) adquirido através do estudo científico de sua própria mente. É a tomada de consciência do seu próprio padrão de funcionamento, dos seus sentimentos e significados, de suas vulnerabilidades, dos seus limites, dos seus valores e de quem você é verdadeiramente.
Essa é a maior justificativa para se fazer terapia e ela é a única maneira de se obter autoconhecimento de forma certa. Vivemos na era da tecnologia, onde recebemos muita informação e muitas vezes é difícil filtrar quais estão corretas e quais podem ser equivocadas. Isso pode levar você ao extremo oposto: a auto ignorância. Inclusive, pode até mesmo adoece-lo ainda mais. Assim, mesmo com as informações certas, você ainda precisa do autoconhecimento para coloca-las em prática.
Por exemplo:
– Garanto que você sabe que alimentação saudável, rica em verduras, legumes, frutas, proteínas e carboidratos de qualidade, é fundamental para uma vida saudável e longa. Porém, ter essa informação não é o suficiente para você conseguir implementar isso em sua vida. Por que isso acontece?
– Você talvez também saiba que uma vida com rotina faz que com que você seja uma pessoa mais produtiva e engajada e que procrastinação é algo ruim. No entanto, por que ainda assim você acaba procrastinando?
– Comunicação entre parceiros é a base para um relacionamento afetivo saudável. Então por que muitas vezes ainda assim as pessoas têm dificuldade em dialogar? Ou nem mesmo dialogam?
Você tem a informação, mas não consegue coloca-la em prática. A razão disso é que provavelmente você desconhece a si mesmo e os aspectos psicológicos que perpassam você. Isso limita sua vida, fazendo com que você não consiga se aproximar da versão que gostaria de ser. Inclusive, o afasta cada vez mais.
Comigo, vamos construir um vínculo para que você tenha o conhecimento correto acerca de sua subjetividade de forma personalizada e com valor prático. Vamos descobrir quem é você de verdade e como toda a sua história de vida (pregressa e atual) influência quem você é hoje. Claro, essa jornada é dolorosa, muitas vezes lenta, cheia de altos e baixos; mas eu tenho certeza que você consegue tolerar. Você aprende a tolerar. Aprende a persistir e eu sempre estarei com você para te ajudar, acolher, orientar e jamais julgar.
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você chamará isso de destino” (C.G. Jung)
Categorias: Terapia